quinta-feira, 6 de outubro de 2011


Benefícios do Aleitamento Materno
Alimentação materna, a melhor forma de alimentar seu bebê

Para o bebê não há melhor leite que o da mamãe. O contato físico estabelecido durante a amamentação beneficia emocionalmente ambos.O leite materno é completo, contêm vitaminas, proteínas, minerais, gorduras, açucares, funciona como uma vacina para o bebê protegendo-o de várias doenças (diarreia, pneumonia, infecção de ouvido, alergias e outras) e ainda está sempre quentinho e pronto. Por isso até os 6 meses o bebê não necessita de nenhum outro tipo de alimento. 
Após os 6 meses, deve-se começar a introduzir outros tipos de alimento (chá, água, suco, outros),e você pode continuar amamentando até 2 anos ou mais.
O colostro é o primeiro leite que sai do peito e é produzido nos primeiros dias após o parto. É importante que o bebê mame o colostro porque ele tem tudo o que o bebê necessita nos primeiros dias de vida. É produzido em pequenas quantidades, que é o suficiente nos primeiros dias, pode ser amarelado, grosso ou ralo, depois de algum tempo vai mudando de cor. É o colostro que é comparado a uma vacina, pois ele defende o bebê de várias doenças.
Para a mamãe a amamentação fortalece o vínculo entre ela e o bebê, acelera a recuperação pós-parto, diminui hemorragia, faz o útero voltar ao tamanho normal mais rápido, auxilia ao retorno da antiga forma física é econômico e prático.
O aleitamento materno só é contra-indicado em raríssimas ocasiões, como mãe portadora do vírus HIV, fora isso é sempre muito bem recomendado e necessário. Na maioria das vezes as dificuldades quanto a amamentação existem mas são sempre de fácil solução desde consultada a pessoa adequada.
É importante, contudo que a mãe tenha consciência de que a amamentação materna é uma das experiências  mais gratificantes e que devemos fazer todas as tentativas para que ela seja mantida  o máximo de tempo possível.


AMAMENTAR É DAR PEITO!
 
Tatiane Fonseca
Enfermeira

Em breve palestra sobre aleitamento materno, aguarde!

Fonte: www.fiocruz.br